Planos de aula

Escola Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5          Turma: B           Turno: Tarde             Data: 30/10/2013.
Estagiárias: Patrícia e Rejane

PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem

CONTEÚDO/ASSUNTO:
Natureza e Sociedade/ Meio Ambiente, linguagem oral e escrita.

OBJETIVOS:
Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
 Valorizar e respeitar a natureza
Aprender sobre a importância de plantio.

MATERIAIS:
Papel A4, cola colorida e fantoches.

DESENVOLVIMENTOS
Primeiro momento: Propor as crianças uma história contada de forma diferente através de um teatro de fantoches com o tema: “Ana, Inês e o meio Ambiente”. Essa atividade será realizada em sala de aula, afastaremos as mesas arrumaremos as cadeiras (em forma de teatro). Dessa forma (Patrícia e Rejane) iremos nos posicionar atrás da mesa e contaremos a história.
Segundo momento: O registro da história será através de desenhos produzido pelas crianças utilizando a pintura de cola colorida.

AVALIAÇÃO
Será através de observação das crianças no desempenho de suas atividades.
Atividade produzida pelas crianças, o reconto da história de Ana, Inês e o Meio Ambiente. 


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Escola Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5          Turma: B           Turno: Tarde             Data: 31/10/2013.
Estagiárias: Patrícia e Rejane

PLANO DE AULA

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Matemática

CONTEÚDO/ASSUNTO:
Contagem de 1 a 6 utilizando a linguagem oral.  anotação numérica e o registro.

OBJETIVOS:
Reconhecer os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções espaciais como ferramenta necessária no seu cotidiano.

MATERIAIS:
Papel A4 (Tabela), lápis, 6 garrafas pet de 2L higienizadas, fitas para colorir, jornal e uma meia antiga e limpa.

DESENVOLVIMENTOS
Primeiro momento: Esta atividade será realizada no segundo horário após o recreio, no espaço interno da escola fora da sala de aula. Mostrar as crianças alguns materiais que iriam para o lixo, mas pode ser transformado em brinquedo, como (garrafa pet, papel picado, jornal). Logo após a demonstração propor as crianças a confeccionar o jogo de boliche ecológico com materiais recicláveis em conjunto, dividindo a turma em equipe e tarefas.
Segundo momento: Todas as crianças irão jogar uma partida de boliche e cada garrafa derrubada o aluno contará a quantidade, falará em voz alta e  registrará os número na tabela de papel A4.
AVALIAÇÃO
Será através da participação dos alunos, o reconhecimento dos numerais e a escrita.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

(Atividade para os alunos) 
Nome: _______________________________________













TABELA DE REGISTRO

























  





>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



Escola Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5          Turma: B           Turno: Tarde             Data: 01/11/2013
Estagiárias: Patrícia e Rejane

PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Natureza e meio ambiente

 OBJETIVOS:
Apresentar as crianças à importância dos animais no meio ambiente

MATERIAIS:
Tampinhas de garrafa pet, papel A4, papel colorido e cola branca e cola colorida.

DESENVOLVIMENTOS
Primeiro momento: Propor que todos ( crianças e professores) fiquem em roda para ouvir a história “O vaso quebrado”  contada por Rejane, o livro deve ser colocado no centro da roda. Assim as crianças terão contato com as imagens, pois a estória é repleta de mistérios do mundo animal, além de ser criativa e colorida.
 Segundo momento: Juntar todas as mesas, distribuir uma folha de papel colorido, tampinhas de garrafa pet, cola branca e pedaços de papel e cola colorida, para cada criança. Assim, registrando  a estória representando  um animal e seu habitat com criatividade.

AVALIAÇÃO
Será através de observação das crianças no desempenho de suas atividades.

Atividade produzida pelas crianças: Arte nas tampinhas de garrafas, representando os animais que apareceram na história " O vaso quebrado"



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Escola Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5          Turma: D          Turno: Tarde             Data: 06/11/2013
Estagiárias: Patrícia e Rejane

PLANO DE AULA

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral

CONTEÚDO/ASSUNTO:
Oralidade, Lixo; reciclagem;

OBJETIVOS:
Desenvolver a comunicação oral.
Conscientizar sobre a importância de não jogar lixo no chão.  
MATERIAIS:
História “Lugar de lixo é no lixo” de Minéia Pacheco (www.mineiapacheco.com.br), Papel a4 e lápis de cera para colorir.

DESENVOLVIMENTOS
No primeiro momento: Vamos promover a leitura da história “Lugar de lixo é no lixo” de Minéia Pacheco, em forma de maquete. Esta história será contada por Rejane e Patrícia em sala de aula e as crianças ficarão em círculo.
No segundo momento: Logo após a leitura, vamos promover a comunicação oral de cada criança e a reflexão sobre a história de Ítalo um menino que se sentia incomodado com a quantidade de lixo no parque de seu bairro. Então, a solução que ele arrumou foi conscientizar as pessoas que lugar de lixo é no lixo.  Desse modo, as perguntas norteadoras serão: Vocês observam pessoas jogando lixo no chão em seu bairro? Jogar lixo no chão prejudica a natureza? Por quê? O lixo deve ser jogado sempre aonde? O que vocês poderiam fazer para ajudar Ítalo?
Terceiro momento: O Registro da história através de desenhos.
AVALIAÇÃO
Será através de observação das crianças no desempenho de suas atividades.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Escola Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5          Turma: D          Turno: Tarde             Data: 07/11/2013
Estagiárias: Patrícia e Rejane

PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral

CONTEÚDO/ASSUNTO:
Reciclagem e criatividade

OBJETIVOS:
Estimular as crianças à criatividade com vários tipos de papéis recicláveis.

MATERIAIS:
Jornais cortados, pedaços de papelão, revista, plástico, cola branca, pincel ( opcional) e papel 40 quilo.

DESENVOLVIMENTOS
Primeiro momento: Em sala de aula as crianças ficarão dispostas em círculo, e iniciará  a leitura do livro “Arapuca” de Daniel Cabral contada por Patrícia. O livro é bem criativo, pois sua leitura é somente através de imagens, sendo indispensáveis os questionamentos: O que vocês estão vendo de interessante na história? As árvores, casas, pássaros e o quarto da personagem feito de algum material reciclável? Qual? È possível fazer coisas bonitas com materiais recicláveis?
Segundo momento: Despertando a criatividade das crianças, vamos propor uma atividade voltada ao reaproveitamento de vários tipos de papéis. Assim será realizada em sala e afastaremos todas as cadeiras, para que haja espaço. Colocar o papel 40 quilo no chão e construir objetos ou elementos da natureza com colagens de papéis recicláveis.

AVALIAÇÃO
Será através de observação das crianças e no desempenho de suas atividades.



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Escola Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5          Turma: D          Turno: Tarde             Data: 08/11/2013
Estagiárias: Patrícia e Rejane

PLANO DE AULA


ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Natureza
CONTEÚDO/ASSUNTO:
   Meio ambiente /As consequências do lixo.

OBJETIVOS:
Despertar a formação de valores e atitudes com o meio em que vive; Estimular a curiosidade das crianças, através de uma maquete sobre as consequências de jogar lixo na rua.
MATERIAIS:
Caixa plástica, areia, tudo de pvc, água, pedaços de papel e plástico, vídeo sobre o lixo nas ruas, papel A4 e hidrocor e lápis de cor.

DESENVOLVIMENTOS
No primeiro momento: vamos despertar a curiosidade das crianças realizando uma experiência. Com uma caixa de areia descritas nos materiais acima, porém cheia lixo e jogar a água na presença das crianças (para que possam perceber o fenômeno).  Assim levantaremos questionamentos: O que vocês acham que está acontecendo aqui? Vamos fazer de conta que essa caixa é o bueiro das ruas de Salvador. E ao chover porque a água da chuva não está descendo? Quais as consequências de jogar lixo na rua principalmente nos meses chuvosos? O que podemos fazer para que isso não ocorra?
No segundo momento: Vamos assistir ao vídeo curto sobre o lixo nas ruas, logo após a registro da atividade através de desenhos.
 
AVALIAÇÃO
Será através de observação das crianças no desempenho de suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário